9 Melhores Softwares CAD Grátis para Linux

Desenho assistido por computador (CAD) é o uso da tecnologia do computador para auxiliar o design de objetos, reais ou virtuais. Refere-se frequentemente ao desenho (desenho técnico e desenho de engenharia) de uma peça ou produto, incluindo edifícios inteiros. No entanto, o software CAD é usado em uma ampla variedade de outros campos, como eletrônicos e tecidos.

O software CAD pode ser usado para projetar curvas e figuras no espaço bidimensional ("2D"); ou curvas, superfícies ou sólidos em objetos tridimensionais ("3D").

O mundo CAD do Windows há muito tempo é dominado pelo extremamente poderoso software AutoCAD. Infelizmente, o suporte ao Unix foi retirado em 1994, e seus autores, Autodesk, não têm planos atuais de trazê-lo para o Linux. Embora seja possível executar o AutoCAD no Linux usando o Wine, o fato é que é um software caro, sem código-fonte disponível. Este artigo, entretanto, enfoca o software CAD lançado sob uma licença livremente distribuível, mas que mantém muitas das funcionalidades oferecidas pelo AutoCAD.

Para fornecer uma visão da qualidade do software disponível, compilamos uma lista de 9 aplicativos CAD Linux gratuitos de alta qualidade. Felizmente, haverá algo de interesse aqui para quem quiser produzir desenhos profissionais.


Top 9 Melhores Softwares CAD para Linux:

QCAD

QCAD
O QCad permite que os usuários criem desenhos técnicos, como planos para edifícios, interiores, peças mecânicas ou esquemas e diagramas. Ele usa DXF como formato de arquivo padrão. Embora outros pacotes CAD sejam frequentemente complicados de usar, o QCad tenta ser amigável com o usuário.

FreeCAD

FreeCAD
O aplicativo FreeCAD é um software 3D-Solid de código aberto. Ele é voltado diretamente para a engenharia mecânica e o design de produtos, mas também se encaixa em uma ampla gama de usos em torno da engenharia, como arquitetura ou outras especialidades de engenharia. O FreeCAD possui ferramentas semelhantes às oferecidas pelo Catia, SolidWorks ou Solid Edge. O software faz amplo uso de bibliotecas de código aberto, incluindo OpenCascade, Coin3D, Qt e Python.

OpenCASCADE

OpenCASCADE
O OpenCASCADE é um conjunto para modelagem 3D de superfície e sólidos, visualização, troca de dados e desenvolvimento rápido de aplicações. É uma excelente plataforma para o desenvolvimento de software de simulação numérica, incluindo CAD/CAM/CAE, AEC e GIS, além de aplicativos PDM.

BRL-CAD

BRL-CAD
O pacote BRL-CAD é um poderoso sistema de modelagem de sólidos de Geometria Sólida Construtiva (CSG) com mais de 20 anos de desenvolvimento e uso em produção pelas forças armadas dos EUA.

O BRL-CAD inclui um editor interativo de geometria sólida 3D, um rastreador de raios simétrico de alto desempenho e multiprocessamento distribuído em rede, suporte a framebuffer distribuído em rede, ferramentas de processamento de imagem e sinal, suporte de rastreamento de raio para renderização e análise geométrica, rastreamento de caminho e suporte de mapeamento de fótons para síntese realista de imagens, recursos de animação, bibliotecas de processamento numérico e de rastreamento de raios, um conjunto de benchmarks de análise de desempenho do sistema, uma interface de script incorporada e uma biblioteca robusta de representação e análise geométrica de alto desempenho.

O sistema de modelagem de sólidos é frequentemente usado em uma ampla gama de aplicações militares e industriais, incluindo no projeto e análise de veículos, peças mecânicas e arquitetura. O pacote também foi usado no planejamento de doses de radiação, visualização médica, educação em computação gráfica, conceitos de CSG e educação em modelagem e testes de benchmark de desempenho do sistema, entre outros propósitos.

OpenSCAD

OpenSCAD
O OpenSCAD não se concentra nos aspectos artísticos da modelagem 3D e animação, ao invés disso ele foca nos aspectos CAD quando você planeja criar modelos 3D, como partes da máquinas por exemplo.

O OpenSCAD não é um modelador interativo, e sim é algo como um compilador 3D que lê um arquivo de script que descreve o objeto e renderiza o modelo 3D desse arquivo de script. Isso fornece aos designers controle total sobre o processo de modelagem e permite alterar facilmente qualquer etapa do processo de modelagem ou criar projetos definidos por parâmetros configuráveis.

Ele utiliza a Biblioteca de Algoritmos de Geometria Computacional (CGAL) como o mecanismo básico de Geometria Sólida Computacional, cuidando de detalhes como somas de interseção, diferença e minkowski. Os resultados podem ser renderizados em arquivos 3D STL.

KiCad

KiCad EDA
O KiCad é um conjunto de software de código aberto para a criação de esquemas eletrônicos. Ajuda no projeto de esquemas para circuitos eletrônicos e sua conversão no projeto de PCBs (placa de circuito impresso).

O KiCad foi originalmente desenvolvido por Jean-Pierre Charras e apresenta um ambiente integrado para captura esquemática e design de layout de PCB. Existem ferramentas no pacote para criar uma lista de materiais, arquivos de arte e arquivos Gerber e visualizações em 3D da PCB e de seus componentes.

O KiCad utiliza um ambiente integrado para todas as etapas do processo de design: captura esquemática, layout de PCB, geração/visualização de arquivos Gerber e edição de bibliotecas.

LibreCAD

O LibreCAD é um aplicativo para Desenho Assistido por Computador (CAD) em duas dimensões (2D). Com o LibreCAD, você pode criar desenhos técnicos, como planos para edifícios, interiores, peças mecânicas ou esquemas e diagramas. O LibreCAD foi reestruturado e portado para o Qt4 e funciona nativamente entre as plataformas OSX, Windows e Linux. O software é lançado sob uma licença de código aberto.

Electric

Electric
O Electric é um sofisticado sistema CAD elétrico que pode lidar com muitas formas de design de circuitos, incluindo layout de IC personalizado (ASICs), desenho esquemático, especificações de linguagem de descrição de hardware e layout híbrido eletromecânico.

O sistema inclui muitas ferramentas para analisar e sintetizar circuitos. A Electric tem uma maneira incomum de fazer o layout de circuitos integrados (IC). O sistema considera que os circuitos integrados são compostos por nós e arcos. Nós são elementos de circuito, como transistores e contatos. Os arcos conectam os nós. Isso permite que restrições de layout sejam adicionadas aos arcos.

gCAD3D

gCAD3D
O gCAD3D é um aplicativo CAD-CAM 3D que possui um visualizador 3D OpenGL integrado, um intérprete de programa para geometria e comandos NC em 3D e uma interface de programação para programas do usuário. Ele suporta a importação de arquivos Step e a importação e exportação de arquivos Iges, DXF e VRML.

Postar um comentário

0 Comentários