Conheça o Apache Open Office: a alternativa original ao Microsoft Office

O Open Office foi o primeiro concorrente legítimo gratuito do Microsoft Office, embora tenha perdido espaço nos últimos anos para alternativas como o Google Docs, e seu próprio derivado, o Libre Office. O pacote de aplicativos para escritório de código aberto inclui programas de processamento de texto, planilhas, apresentação e gerenciamento de banco de dados, além de aplicativos de desenho e matemática que não têm alternativa direta no Microsoft Office.

O Open Office possui uma interface parecida com o Microsoft Office 2003 e tem suporte à maioria dos formatos da Microsoft, incluindo DOCX, XLS, PPT e XML. E é gratuito nas plataformas Windows, Mac e Linux.


Por padrão, o Open Office usa o padrão Open Document para arquivos nativos, mas você pode alterá-lo para salvar em formatos da Microsoft e pode ler e salvar arquivos existentes do Word, Excel e PowerPoint. É quase totalmente compatível, mesmo com documentos formatados de maneira complexa, como currículos e boletins informativos com várias colunas. E quando acontece erros de compatibilidade esses casos exigem apenas pequenos ajustes para corrigir. Você também pode exportar os documentos para PDF.

Onde o Open Office diverge do suite de aplicativos da Microsoft, está no compartilhamento e colaboração. A sólida integração do MS Office com o OneDrive e o Outlook permite que você compartilhe e trabalhe facilmente em arquivos com outras pessoas sem sair do respectivo programa. O Open Office oferece suporte a recursos de revisão de documentos, como comentários e alterações de controle, mas não possui armazenamento em nuvem ou programa de e-mail nativo. No entanto, ele oferece uma extensão que permite a conexão a dezenas de provedores de armazenamento em nuvem de terceiros, incluindo Box e Google Drive, e pode ser configurado para funcionar com clientes de e-mail de código aberto selecionados, como o Mozilla Thunderbird.

Recursos importantes:

Excelente compatibilidade com o Microsoft Office.
Interface familiar, semelhante à Microsoft.

Recursos ausentes:

Armazenamento em nuvem nativa e suporte por e-mail.
Sem versão mobile.

Se você só precisa trabalhar com os formatos do Microsoft Office e não se importa com o que alguns considerariam uma interface datada, o Open Office tem toda a formatação e funcionalidade abrangentes de que você precisa. Se você precisa colaborar com outras pessoas nesses arquivos, existem outras alternativas melhores.

Se você deseja baixar e testar o Apache Open Office, clique neste link.

Postar um comentário

0 Comentários