As 5 Melhores Alternativas ao Microsoft Office

O Microsoft Office no passado teve um domínio inquestionável no mundo dos pacotes de aplicativos para escritório. Até hoje o Microsoft Office é o mais usado no mundo. No entanto, existem várias outras alternativas, que a depender podem ser até melhores. Muitos são até compatíveis com arquivos feitos no Word, Excel, PowerPoint e outros programas do pacote MS Office.

Existem alternativas web-based, e softwares nativos para Windows, Linux e MacOS. Vale a pena experimentar, e você vai descobrir que eles possuem muitos dos principais recursos do Office.

Abaixo estão alguns das melhores alternativas ao Microsoft Office.

Top 5 Alternativas para o Microsoft Office:

FreeOffice

A versão mais recente do FreeOffice da SoftMaker - lançada em 2016 - vem com compatibilidade total para os formatos de arquivo DOC, DOCX, XLS, XLSX e PPT, com muito trabalho para torná-los “livres de perdas”. Isso significa que você não encontrará quaisquer surpresas inesperadas ao transferir seus arquivos para o Word, o que torna o software perfeito para aqueles que desejam uma alternativa gratuita ao Word, mas ainda precisam trabalhar regularmente com o software Word.

FreeOffice também é fácil para os olhos e deve ser muito familiar para os usuários do Word. As barras de ferramentas e as opções de criação de documentos são semelhantes às do pacote Office, e as atualizações de software mais recentes garantem ainda mais que o programa seja rápido e relativamente sem tempo de carregamento. Até mesmo o PlanMaker, a alternativa do Excel para o pacote, oferece recursos como formatação condicional e tabelas dinâmicas, que usuários antigos do Excel poderão acessar sem a necessidade de um tutorial.

O FreeOffice também é uma excelente opção para a realização de projetos profissionais. Ele não apenas fornece compatibilidade com arquivos protegidos por senha, mas também pode ajudá-lo a criar arquivos PDF ou arquivos ePUB, rastrear alterações de documentos e alternar entre idiomas na hora. Recursos mais comuns - por exemplo, verificação ortográfica e digitação inteligente - também esperam nos bastidores, garantindo que você não perca nada relacionado ao Office.

Google’s G Suite/Google Apps

O pacote on-line do Google não precisa de apresentações. O software baseado em nuvem permanece ideal se você precisa trabalhar com outras pessoas em um projeto, principalmente se todos estiverem familiarizados com o Google Drive, onde os arquivos podem ser armazenados e compartilhados. A iteração atual do Documentos suporta PDFs, arquivos DOC e até arquivos do iWork, portanto você não precisa se preocupar com a perda de informações. Ele também se integra à maioria dos outros serviços do Google, incluindo o Gmail, o Google Agenda e o Google Plus. Há também a solução de produtividade do G Suite para empresas, que é um forte concorrente das ofertas do Office da Microsoft em muitas empresas.

A interface é clássica do Google - minimalista e muito confusa. Certas ferramentas ou habilidades podem estar ocultas em menus ou não serem disponibilizadas por razões desconhecidas, o que pode dificultar a recuperação do software sem qualquer experiência anterior. Ainda assim, se você está acostumado com o Chrome ou com o Chrome OS, sabe o que esperar e não deve ter muito problema para navegar pelos menus.

Além disso, a capacidade de trabalhar em documentos, editar trabalhos e discutir alterações com outras pessoas que também estão trabalhando no mesmo arquivo - tudo na mesma janela - é incrivelmente útil e bem implementada em diferentes tipos de arquivos. Para alguns, esse é um motivo para escolher a oferta do Google em relação à Microsoft, paga ou não. Essa é uma ótima opção para quem tem armazenamento limitado (como usuários do Chromebook) ou para quem precisa editar à distância.

LibreOffice

Os criadores do LibreOffice deram uma olhada no Microsoft Office e disseram: “Vamos nos certificar de que podemos fazer tudo que o Office não pode fazer”. Até agora, as diferenças são tão numerosas que alguém criou um gráfico útil (e demorado) que mostra o compatibilidade que o LibreOffice oferece em comparação com o pacote da Microsoft. Isso inclui suporte para um grande número de formatos de documentos no MacOS e no Windows. Se você usa softwares mais diferenciados e teme que o Office não consiga lidar com seus formatos específicos do setor, o LibreOffice terá muito prazer em participar.

A comunidade de código aberto por trás do LibreOffice permanece ativa e continua a criar extensões que permitem equipar seus aplicativos com todos os recursos que você possa precisar. Atualizações recentes incluem melhorias em formulários interativos em documentos, novos modelos de apresentação e uma versão baseada em nuvem do pacote para uso remoto. E, considerando que os modos beta "Fresh" e Nightly estão atualmente disponíveis, também é garantido que você verá melhorias regulares com o LibreOffice.

Por fim, se você gosta do Office, mas está procurando uma alternativa altamente personalizável que possa expandir as ferramentas oferecidas pela Microsoft, oferecendo uma compatibilidade sólida, o LibreOffice é para você. É claro, aprender e criar o LibreOffice no software que você quer pode dar um pouco de trabalho, portanto, tenha bastante tempo para aprender o que está à sua disposição.

WPS Office

A alternativa do WPS Office vem com o Writer, a Presentation e a Spreadsheet, que imitam programas no conjunto icônico da Microsoft. Todos os arquivos que você criar com esses aplicativos serão totalmente compatíveis com seus equivalentes da Microsoft, e há um conjunto extra de ferramentas de conversão de PDF no caso de você precisar exportar ou importar em um formato mais fácil de usar. Além disso, o pacote está disponível gratuitamente em dispositivos Android e iOS.

O WPS é ideal se você estiver acostumado a uma interface específica em programas do Word e quiser imitar a experiência da melhor forma possível. Não há tempo para aprender novas ferramentas? Não se preocupe. Até mesmo as opções de modelo baseiam-se nos modelos tradicionais da Microsoft, o que facilita a localização da sua forma favorita de iniciar e preencher um documento. Além disso, a interface se assemelha mais a versões mais recentes do Microsoft Office do que muitas de nossas outras escolhas, portanto, entrar imediatamente pode ser ainda mais fácil do que o esperado.

No entanto, o WPS não se contenta em copiar a Microsoft em todas as coisas. O software apresenta algumas ferramentas úteis, incluindo maneiras orgânicas de alterar o layout do parágrafo com o mouse, navegação avançada por seção e guias de documentos que permitem gerenciar rapidamente vários documentos. Isso faz do WPS Office uma ótima opção para laptops e / ou trabalhos escolares.

iWork

O iWork da Apple não foi projetado originalmente para compatibilidade com o Office Docs, mas com o tempo, os desenvolvedores decidiram adicionar mais funcionalidades. Você pode importar arquivos da Microsoft e editá-los em Pages, Numbers ou Keynote, conforme necessário, o que é uma enorme vantagem que faz do iWork a alternativa perfeita do Office para quem trabalha em um Mac. Atualmente, até mesmo os usuários de PCs com Windows podem usar o iWork se não se importarem de fazer isso por meio do iCloud (no momento, a Apple não oferece versões de desktop compatíveis).

Naturalmente, a acessibilidade é mais determinada pela sua familiaridade com o iWork do que qualquer outra coisa. Esses aplicativos podem produzir documentos semelhantes no final, mas eles não se parecem muito com o Microsoft Office quando se trata da interface. As ferramentas estão localizadas em locais diferentes e tendem a ser um pouco mais obscuras do que suas contrapartes da Microsoft, portanto, se esta é a primeira vez que você usa esses aplicativos, pode esperar uma curva de aprendizado acentuada antes que as coisas se tornem simples.

Além disso, tenha em mente que o iWork é feito para funcionar ao lado do iCloud. Se você atualmente usa a solução de backup na nuvem, isso tornará muito mais fácil compartilhar documentos pela nuvem e armazená-los externamente, se necessário. Se toda a sua equipe estiver presente, isso pode ser extremamente útil, mas, como acontece com o Google Docs e o G Suite, todos precisam estar na mesma página. Se você for um usuário de celular, também queira observar que o pacote do iWork está dividido em três aplicativos separados, cada um dos quais precisa ser baixado individualmente.

Postar um comentário

0 Comentários